Projetos
Metrópole Digital
OBJETIVOS
-Refletir sobre o conceito de educação transmidiática;
-Potencializar o uso dos recursos digitais para a manipulação/ remixagem de imagens, sons, palavras, dados informacionais, bem como a bricolagem com elementos videomáticos diversos;
-Potencializar o uso dos recursos tecnológicos como instrumento de protagonismo infanto-juvenil.
Professores, alunos e alunos monitores participam do projeto Metrópole Digital sendo coautores da proposta, bem como, auxiliares do POIE e/ou dos educadores participantes do projeto.
ETAPA I do projeto - De 21 de maio a 31 julho
- Fotografar a cidade sob o ponto de vista do autor;
- Publicar as imagens no ThinkQuest na Página "METRÓPOLE DIGITAL - IMAGENS" utilizando a ferramenta " FAZER UPLOAD " - FOTOS
- Escrever no Blog (professores e alunos) contando o processo desde o início;
- Mostra na escola: " Imagens que (re)velam" de professor(es) e alunos;
- Fotografar a mostra (se possível) e colocar no Youtube;
- Publicar link do vídeo no ThinkQuest
Etapa II do Projeto
Manipulação das fotos tiradas na primeira etapa nos programas Picture Mananger, Photoscape, Power Point e Movie Maker. Após essa manipulação deverão criar um CLIP de no máximo 40 segundos. Postados posteriormente no canal YouTube.
Memórias Compartilhadas
* Mobilizar os alunos para o registro de suas memórias e das comunidades entorno a partir de histórias de vida de professores, alunos e moradores.
*Promover um novo olhar sobre o conceito de história por meio do registro das histórias de vida das pessoas envolvidas na proposta;
*Fomentar o uso do ambiente virtual para o registro das histórias orais e escritas;
*Promover o registro das histórias com o uso de diferentes mídias;
*Contribuir para a valorização da escola e da cultura local através da produção e divulgação de histórias de vida de pessoas da comunidade escolar;
*Contribuir para o fortalecimento da identidade da escola e de seus protagonistas;
*Promover a interação entre alunos de outras escolas e localidades, utilizando ferramentas de comunicação virtual.
*Resgatar memórias de pessoas mais velhas relacionando-as com o lugar onde vivem.
*Ampliar a rede de interação e comunicação dos alunos e dos professores.
*Estimular a produção e a exposição das produções dos participantes.
Ações no ambiente ThinkQuest:
- Inscrição no ambiente ThinkQuest;
- Fazer alteração da senha e mudança do ícone;
- Explorar o ambiente ThinkQuest acessando todas as ferramentas.
Introdução
O que é memória
A memória de cada um e a memória coletiva constitui patrimônio intangível que permite fortalecer o grupo.
A memória é sempre seletiva, não guardamos tudo, somente o que considerado significativo. (texto extraído Guia de História da Nossa Terra).
A história é construída, ela se alimenta das memórias e experiências dos diferentes grupos da sociedade que interagem, lutam e constroem a história à partir de suas ações, ao longo do tempo.
Para concluir, as memórias podem falar sobre vários aspectos: o modo de vida das pessoas, como era a escola, as brincadeiras da infância, a transformação da cidade ou do lugar, as festividades, os episódios pitorescos ou os acontecimentos marcantes.
Trecho do livro TECELINA de Glaucia de Souza
História é que nem fio: a gente tece e o fio cresce, a gente inventa e tudo o que a gente inventa se transforma em coisa nova.
Há histórias que são transmitidas de geração em geração.
A arte de contar Histórias (TICs)
Nossa identidade pessoal é definida por nossas memórias e nossas memórias refletem as histórias que somos capazes de contar.
Todo mundo tem histórias para contar, tornando-se contextualizado na experiência da vida e nos interesses dos alunos.
Ações:
*Leitura inicial: INTRODUÇÃO – O que é memória, Trecho do livro TECELINA de Glaucia de Souza e A arte de contar Histórias (TICs).
*Após a introdução – Pergunta: Diante do que foi lido, quais as suas expectativas diante do projeto a ser desenvolvido?
*Leitura do trecho das memórias do Srº Amalfi (extraído do livro Se bem me lembro…)
Lá pelos idos de 1929, com cerca de sete anos de idade, era menino feito, minha vida era um misto de cowboy com Tarzan. Onde hoje fica o Shopping Center Norte era só mato, água e muita, muita terra. Era lá meu paraíso. Meu e dos meus amigos, o Vitorino, o Zacarias…Vivia para jogar futebol, nadar, pescar e caçar passarinhos. Uma brincadeira de que gostávamos muito era “chocar o trem”. Sabe o que é isso?
Era subir rapidinho no trem em movimento. Ele andava bem devagar, é claro, levando pedras lá da Serra da Cantareira para construir a cidade. Com o tempo seu trajeto se encheu de bairros: Tucuruvi, Jaçanã, Vila Mazzei, Água Fria e mais o que há agora. Lembra aquela música do Adoniram? Tem a ver com esse trem…
*Que fato o autor resgata das memórias do entrevistado nesse trecho?
*O que mais lhes chamou a atenção na história do Srº Amalfi?
Etapa I
Voltando na máquina do tempo: Produção de uma história de vida do aluno e da professora, conte um fato da sua vida que foi marcante para você. (Lista de alguns episódios da sua vida).
Etapa II
Fonte Histórica: Produção de uma história a partir de uma foto ou objeto significativo. Foto ou objeto este, que lembram um importante episódio da sua vida, que vos remetem aos seus afetos e que os ajudam a contar a sua história, a construir sua identidade.
Etapa III
*História da Comunidade: Produção de história de vida de uma pessoa da família ou pessoas próximas.
*Criação de uma música: Tema: Mémórias
*Naquele tempo… Entrevista:
a)Professor ou aluno: convida a pessoa a ser entrevistada para ir até o ambiente escolar e recolhem as informações e registram o momento para posteriormente publicar no blog e no ambiente ThinkQuest.
b) Alunos elaboram as perguntas da entrevista, preparam o material e ambiente necessário.
Etapa IV
Depoimento da professora e dos alunos participantes do projeto.
Obs: No Laboratório de Informática os alunos irão realizar pesquisar sobre o tema memórias, ou seja, a arte de contar histórias.
Sala de Leitura
*Poesia “Meus oito anos” – Casemiro de Abreu.
*Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá” – Manoel Bandeira.
*Arnaquistas Graças a Deus – Zélia Gatai.
*Família.
Fotos
Lixo Extraordinário
Objetivo Geral
Reduzir os impactos ambientais e males causados à saúde da população, com foco na consciência sócio ambiental.
Objetivos Específicos
Realizar atividades de sensibilização que permitam uma mobilização dos alunos para buscar soluções coletivas sobre a questão do lixo.
Fornecer à comunidade informações sobre as formas de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo.
Oferecer subsídios para reduzir problemas à nossa saúde e impactos sobre o meio ambiente.
Oferecer informações sobre formas de reutilização do lixo.
Discutir a prática de um consumo sustentável.
Conscientização ambiental por meio da coleta seletiva.
Ações:
Assistiram o filme “Lixo extraordinário” – Documentário que mostra com detalhes o projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz.
Farão um relato sobre o filme.
Grupo I- Qual foi a intenção e objetivo dos diretores e Vick Muniz ao lançar o documentário?
Grupo II- Pesquisar sobre a vida profissional de Vick Muniz e suas obras e publicá-la.
Grupo III- Sinopse do filme e suas premiações.
Grupo IV- Análise do trecho da reportagem de Valter dos Santos “A luta é grande, mas a vitória é certa”.
Grupo V- Relatar sobre o personagem Tião, presidente da Associação de Catadores.
Grupo VI– Pesquisar e publicar o Símbolo Internacional da Reciclagem e faça um relato do que é reciclagem. E os símbolos da reciclagem por material.
Grupo VII- Quais são as vantagens e importância da reciclagem para a coleta seletiva.
Grupo VIII- Fazer uma listagem separando materiais recicláveis dos não recicláveis, divididos em papel – plástico – vidro – metal.
Grupo IX– Para onde vai o lixo reciclável?
Grupo X- Não há como não produzir lixo. Como podemos diminuir a produção do lixo?
Grupo XI- O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?
Grupo XII- Faça uma tabela com o tempo que a natureza leva para decompor alguns produtos.
Grupo XIII- Como poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Grupo XIV- Pesquise no youtube vídeos relacionados (conscientização), poste e faça comentários.
Grupo XV- Produza um vídeo no Movie Maker com o tema abordado.
Grupo XVI- Assistir filme “Ilhas das Flores”-produção Jorge Furtado. Faça um CROQUI do curta metragem.
Grupo XVII- Criar uma música com o tema: Lixo Reciclável.
Produto final- Exposição das obras criadas pelos próprios alunos utilizando material reciclável.
Fotos
Clássico de Machado de Assis – Dom Casmurro
Bentinho é um enigma de difícil decifração.
Narrador- protagonista da história- Bentinho Don Casmurro
Melhor narrativa de Lingua Portuguesa aqui no Brasil.
Objetivos:
*Motivar olhar diferenciado da obra de Machado de Assis;
*Construir ações que favoreçam a reflexão sobre posturas dos personagens;
*Oportunizar atividades de pesquisa que gerem produções textuais originais;
*Possibilitar a vivência em grupo, cada um expondo seu ponto de vista e chegando a um consenso;
*Preparar os educandos a prestarem os vestibulares.
Ações:
Acesso ao site https://machado.mec.gov.br, navegarem para leitura da obra, cronologia, Bibliografia, vídeos e postagens.
Todas as turmas assistiram o filme “Dom Casmurro” de Machado de Assis.
Peça Teatral “Biblioteca Cora Coralina”- Dom Casmurro – dia 17/05/2011.
*Dividir os alunos das 8ª séries em grupos:
Grupo I – Biografia de Machado de Assis.
Vocês irão pesquisar e fazer uma leitura bem detalhada da biografia de Machado de Assis e posteriormente publicá-la, utilizando a ferramenta texto.
Obs: Não se esqueçam de identificar a fonte, ou seja, de onde foi retirada a biografia postada.
GrupoII- Leitura, reflexão e produção textual do resumo da obra Dom Casmurro.
Grupo III- características dos personagens.
Grupo IV- Trechos da obra que mais chamou atenção e o porque da escolha.
Grupo V- Análise dos vídeos passados no laboratório de informática.
OK https://www.youtube.com/watch?v=jbZy49mc5Ks
Machado de Assis - Desenho animado sobre a vida do mestre da literatura brasileira.
https://www.youtube.com/watch?v=2TD6JP23c5s
Professor do Anglo Fernando Marcílio, resume 'Dom Casmurro', romance de Machado de Assis. A obra é leitura obrigatória da Fuvest e da Unicamp.
https://www.youtube.com/watch?v=UOAdDHIMwc4&feature=related
G1 - Professora explica o estilo de Machado de Assis
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)
Disciplina: Português / Literatura
https://www.youtube.com/watch?v=aEh6_p7IKkc&feature=related
G1 - Professora revela traços marcantes da obra 'Dom Casmurro'
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)
Disciplina: Português / Literatura
OK https://www.youtube.com/watch?v=r0iN-2bVs2g&feature=fvsr
Dom Casmurro – Trailer
Grupo VI- Sentimentos relatados na obra: amizade, amor, desconfiança, dúvida de traição, loucura, mistério, ciúmes ou adultério?
Grupo VII- Elaborem questões relacionadas a obra para os membros e visitantes votarem.
Grupo VIII- Publiquem algumas imagens relacionadas ao autor e sua obra e não se esqueçam de colocar a legenda e fonte (de onde foram retiradas).
Grupo IX- Olhos de Ressaca – assistam o vídeo CAPITU (DOM CASMURRO) Bentinho beija capitu, e respondam: Por que o autor se refere a Capitu como tendo “Olhos de Ressaca”.
https://www.youtube.com/watch?v=uZmMGVmr-6c
* Debate: Qual é a conclusão definitiva? O maior mistério da literatura brasileira: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
Fotos